Muitas vezes as pacientes com sobrepeso têm dificuldade em entender o motivo para a necessidade de perda de peso antes da abdominoplastia. Vamos jogar um pouco de luz sobre esse tema.
São muitos os motivos para a necessidade de perda de peso antes da abdominoplastia. Vou citar os principais
1 - Redução da gordura visceral
Sabe aquele abdome com "estômago alto"? Que é grande mas não tem tanta flacidez? Geralmente é o abdome típico de quem tem gordura visceral. O problema é que o cirurgião plástico não pode retirar essa gordura visceral. Ela fica atrás dos músculos e ao redor dos órgãos internos. Não podemos fazer lipoaspiração nessa região.
Mesmo a melhor lipoaspiração não trará excelentes resultados se o paciente tiver muita gordura visceral. Provavelmente continuará com o "estômago alto". A foto acima mostra um caso extremo de gordura visceral em homem, porém ela existe tanto em homens quanto em mulheres e nos mais variados percentuais, podendo comprometer igualmente em várias intensidades o resultado de sua cirurgia.
2 - Fechamento da diástase e da flacidez muscular
Aqui entramos no mesmo mérito da gordura visceral. Um dos pontos principais da abdominoplastia é o fechamento da diástase ou da flacidez muscular. Se houver muita gordura visceral, o cirurgião não conseguirá fechar o músculo adequadamente e o resultado será inferior. Simples assim.
3 - Limite máximo de gordura aspirada na lipoaspiração
Na maioria das abdominoplastias associamos lipoaspiração. E sim, existe um limite máximo de gordura a ser retirada. Trabalhos científicos recomendam uma lipoaspiração máxima de até 7% do peso corporal do paciente, até o máximo de 5 litros de gordura. Digamos que você esteja 10kg acima de seu peso ideal. Ao retirar metade disso, provavelmente não atingiremos o resultado desejado.
E por falar em lipoaspiração, sabia que temos um equipamento de última geração para a lipoaspiração? É o VASER. Quer saber um pouco mais sobre ele? Vai lá na seção de procedimentos do meu site.
4 - Segurança na anestesia
Quanto mais sobrepeso, maior necessidade de drogas anestésicas e mais demorada a anestesia. Isso aumenta os riscos globais da anestesia e da cirurgia. Estatísticas mostram também que pacientes com sobrepeso têm maior risco de desenvolver trombose venosa profunda e embolia pulmonar após uma cirurgia.
Como vocês podem ver, são várias as razões para que pacientes com sobrepeso precisem perder gordura antes do procedimento cirúrgico.
Definitivamente, cirurgia plástica não é um método de emagrecimento. Mantendo hábitos errados, o paciente pode rapidamente ganhar todo o peso perdido na cirurgia.
Cirurgia plástica estética é muito mais que isso. Ela foi criada para REmodelar o corpo. E essa remodelação pode ser permanente, desde que o paciente se comprometa a manter bons hábitos de vida.
Tenho sobrepeso e gordura visceral. O que faço para perder?
Gordura visceral se perde com uma boa alimentação e atividade física. Existe um componente genético também na predisposição ao desenvolvimento de gordura visceral, porém TODOS terão redução significativa dela se iniciarem uma rotina saudável de alimentação e exercícios.
Está esperando o que? Abandone hoje mesmo a vida sedentária e os maus hábitos alimentares. Você sentirá os benefícios dessa mudança não apenas no corpo, mas também na alma.
Abraço do Doc!
Allan Filgueira
Comments