Blefaroplastia

As pálpebras e a região periorbital (ao redor dos olhos) possuem a característica de transmitir aspectos de nossas emoções como tristeza, alegria, surpresa, interesse, entre outras. Com o passar dos anos, a depender de fatores hereditários ou estilo de vida, ocorre um acúmulo de gordura e pele nas pálpebras, bem como a queda da sobrancelha. Essas alterações podem afetar as relações interpessoais, pois a mímica facial passa muitas vezes a não refletir fidedignamente as emoções e sentimentos do paciente. Pode haver ainda redução do campo visual, dificuldades para leitura e fadiga visual. 

A blefaroplastia pode ser realizada isoladamente ou em conjunto com a suspensão do supercílio e a ritidoplastia (lifting facial). De forma simplificada, essa cirurgia consiste na remoção do excesso de pele da pálpebra superior, inferior ou ambas e tratamento das bolsas de gordura localizadas nestas regiões. Em alguns casos indica-se o fortalecimento da pálpebra inferior (cantopexia ou cantoplastia), que restabelece o formato amendoado dos olhos e evita complicações pós operatórias.

A cicatriz é muito discreta e localizada no sulco da pálpebra superior e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior (quando necessário).

Tempo de cirurgia: em torno de 2 horas

Anestesia: Local ou local com sedação

Em geral a alta hospitalar ocorre no mesmo dia do procedimento.